• Henrique Brito Moura

9 Estratégias Poderosas para Atrair Novos Clientes.

O marketing do topo do funil (TOFU) é essencial para atrair clientes em potencial para o funil de vendas. Para expandir seu negócio online, é necessário apresentar sua marca e produtos / serviços a novos clientes em potencial e levá-los na jornada do comprador para se tornarem clientes pagantes.


O principal desafio do TOFU é que ele contém muitas peças móveis. Pode ser difícil encontrar uma maneira eficaz de alcançar o público certo com a mensagem certa.


E como seu objetivo principal não é impulsionar as vendas diretas, pode ser confuso entender sua eficácia se você não souber como medir o sucesso.

Para maximizar o ROI do marketing de funil superior, você precisa de uma estratégia clara para preencher seu funil com clientes em potencial de qualidade que você pode transformar em leads e vendas, sem perder dinheiro e tempo com táticas que podem não funcionar.


Este artigo descreverá como usar o marketing TOFU para atrair clientes em potencial de qualidade com o menor custo possível, para aumentar as vendas e o lucro. Vamos direto ao ponto.


O que é o topo do marketing de funil

O marketing do topo do funil (também conhecido como funil superior) se refere a atividades e campanhas usadas para apresentar e expor sua marca, conteúdo e ofertas para novos públicos (frios) e, em seguida, levá-los gradualmente na jornada do comprador para se tornarem clientes potenciais e clientes.


TOFU é o primeiro estágio do funil e o ponto de contato inicial com clientes em potencial. Eles têm a chance de conhecer sua empresa e você tem a oportunidade de coletar dados valiosos para as fases posteriores do funil.


O principal objetivo dos funis de marketing é trazer tráfego para seu site, interagir com clientes em potencial e transformá-los em clientes. Ele ajuda a segmentar seu público com base em onde eles estão no processo de compra e permite que você se comunique com eles de forma eficaz por meio de mensagens que ressoam em cada estágio.


O conceito de funil funciona para empresas B2B e B2C. A única diferença é que, com funis B2B , geralmente leva mais tempo para converter clientes potenciais em clientes.


O funil de vendas consiste em três etapas:

  1. Topo do funil (TOFU)

  2. Meio do funil (MOFU)

  3. Fundo do funil (BOFU)


Cada estágio funciona como um filtro para orientar os clientes em potencial do topo do funil até a conversão final.


O TOFU visa públicos amplos que se encaixam no perfil de cliente ideal (buyer persona). Como inevitavelmente algumas perspectivas caem, a segmentação nos estágios finais se estreita e apenas as perspectivas mais qualificadas permanecem.


Como alguns dos clientes em potencial do TOFU deixam seu funil, você precisa atrair o maior número possível de pessoas a um custo baixo para que um número suficiente delas chegue aos estágios finais.


Cada etapa do funil corresponde a fases da jornada do cliente:

  1. TOFU - Conscientização - Estranhos, também conhecidos como clientes em potencial, também conhecidos como público frio

  2. MOFU - Consideração - Leads, também conhecido como público caloroso

  3. BOFU - Conversão / Decisão - Leads qualificados, também conhecidos como leads prontos para vendas, também conhecidos como público-alvo atraente


O topo do funil coincide com o estágio de Conscientização na jornada do comprador.


A maioria das pessoas na fase TOFU são completamente estranhas ao seu negócio.


Eles provavelmente nunca viram nenhum de seus produtos e não estão cientes dos serviços que você oferece; é por isso que muitas vezes são chamados de 'público frio'.


Uma vez que os clientes potenciais nesta fase estão no modo de pesquisa; coletando informações iniciais antes de tomar uma decisão, o conteúdo TOFU deve se concentrar na educação sobre seus pontos problemáticos, sugerindo soluções e construindo confiança.


As pessoas ainda não estão prontas para comprar - elas estão aqui para aprender.


Evite qualquer coisa, mesmo que remotamente, relacionada a um discurso de vendas, porque tentar vender nesta fase pode ser contraproducente.

Em vez disso, forneça informações úteis sem mencionar seu produto / serviço ou soar muito vendedor.


No estágio TOFU, os clientes em potencial geralmente têm um problema que desejam resolver. Seu conteúdo deve atraí-los ao seu site, respondendo às perguntas que eles têm ou ajudando-os a resolver seus problemas.

Este é o primeiro ponto de contato com clientes em potencial e é a parte crítica do funil.


Públicos calorosos e quentes já estão interessados ​​em um serviço / produto que você oferece.


No entanto, com públicos frios, você precisa trabalhar muito para ser descoberto e notado. E você precisa persuadi-los com um motivo convincente para clicar no seu site.


Você aprenderá algumas das estratégias mais eficazes para atrair clientes em potencial no topo do funil em uma seção posterior. Por enquanto, vamos examinar as principais razões pelas quais o marketing TOFU é importante para o seu negócio.




Por que o marketing de funil é importante

Na fase TOFU, você está ajudando os clientes em potencial a encontrar e entrar em seu funil. Mesmo que o objetivo principal não seja impulsionar as vendas diretas e apenas uma pequena porcentagem dos clientes em potencial se tornem clientes, ainda existem alguns motivos fortes pelos quais o marketing TOFU é crucial para suas vendas.


Continue lendo para aprender os 9 principais benefícios das principais campanhas de funil.

1) Mais clientes em potencial para preencher seu funil de vendas


Um funil de vendas depende de um fluxo constante de novos clientes em potencial. O marketing TOFU ajuda a atingir um grande público de usuários engajados. Portanto, mesmo que apenas metade passe para o próximo estágio, você ainda terá pessoas suficientes para converter.


Quanto mais pessoas você influencia nesta fase, mais você terá que trabalhar nos estágios MOFU e BOFU.


Mais clientes potenciais criam mais oportunidades de adquirir novos clientes.


2) Primeiro ponto de contato com um cliente potencial

Como já mencionado, TOFU é o primeiro ponto de contato com um cliente potencial. E todos nós sabemos que há apenas uma chance de deixar uma boa primeira impressão e como isso é importante. TOFU é essencial para o reconhecimento da marca e atua como um ponto de partida para o seu relacionamento com um cliente potencial.


O marketing Topo de Funil oferece a oportunidade de apresentar sua marca da melhor maneira possível, demonstrar sua proposta de valor exclusiva e construir confiança.


Ao fornecer valor, informações úteis e uma experiência agradável, você garante que os clientes em potencial desenvolvam uma opinião positiva sobre sua marca. Então, quando eles estiverem prontos para converter, é provável que eles o procurem e não seus concorrentes.

3) Maior conhecimento da marca

O marketing TOFU ajuda a aumentar o conhecimento da marca, o que é crucial para um negócio de sucesso. A maioria das pessoas prefere comprar de marcas com as quais está familiarizada.


Você precisa que as pessoas saibam e falem sobre você. De preferência, fale sobre como sua marca é ótima e como ela os ajudou com seus problemas ou forneceu o que eles precisavam.


Com a parte superior direita das campanhas de funil, você pode alcançar novos públicos em grande escala e colocar sua marca no mapa.


É o que toda empresa precisa, especialmente se você for novo e ainda um azarão no jogo.


4) O marketing do topo do funil ajuda a construir confiança e credibilidade


A maioria dos clientes em potencial que você encontra no estágio TOFU são completos estranhos à sua marca. É por isso que você precisa primeiro conquistar a confiança deles antes que eles pensem em se tornar um cliente. Ao publicar conteúdo de qualidade e agregar valor de forma consistente, você pode construir confiança em sua marca e garantir a posição de sua empresa como especialista do setor.


Responder às perguntas de seus clientes em potencial e oferecer soluções para seus problemas criará uma conexão em suas mentes entre sua marca e uma emoção positiva que eles sentiram ao resolver o problema.


5) O marketing TOFU ajuda a manter-se na memória


Uma experiência positiva e memorável em seus pontos de contato iniciais garante que sua marca permaneça em mente. Isso tem dois benefícios principais:

  • Os clientes em potencial reconhecerão sua marca com mais facilidade, tornando suas campanhas MOFU e BOFU mais eficazes, e

  • Quando os clientes em potencial estão prontos para a conversão, é bem provável que sua empresa seja aquela que eles procurarão primeiro.

6) Há menos competição


As campanhas no topo do funil são normalmente muito menos competitivas, permitindo que você capture a atenção dos clientes em potencial com mais facilidade.


Competir por clientes na parte inferior do funil pode se tornar bastante acirrado.


Cada empresa está tentando capturar clientes potenciais com a maior intenção de compra. E você também deveria. No entanto, o marketing do topo do funil oferece uma grande oportunidade de alcançar os clientes antes que eles estejam prontos para comprar, quando há muito menos concorrência.


No estágio TOFU, você tem mais opções. Por exemplo, você pode criar mais conteúdo em uma variedade de tópicos e direcionar mais palavras-chave. E como cada tópico pode ter um grande volume de pesquisa, há mais oportunidades de alcançar clientes em potencial sem entrar em conflito com concorrentes diretos.


Você também pode atingir públicos mais amplos com base em seus interesses, afinidades e comportamento, evitando novamente a competição acirrada.


7) Campanhas TOFU têm um custo menor

Menos competição significa custos mais baixos para adquirir clientes. As campanhas de marketing TOFU normalmente custam menos do que o BOFU. Isso significa que, com menos dinheiro, você pode atrair mais clientes em potencial para o funil e convertê-los em clientes pagantes.


Custos mais baixos são necessários para campanhas sustentáveis ​​no topo do funil. Como as pessoas não vão comprar seu produto ou serviço imediatamente, você não quer gastar muito em cliques no TOFU.


Executar uma campanha de funil completo também é mais econômico do que ir atrás dos usuários do funil imediatamente.


Como você pode capturar e nutrir clientes em potencial a um custo menor com as campanhas TOFU, pode evitar depender apenas de campanhas caras no fundo do funil com intensa competição. Isso pode ajudar a aumentar a lucratividade de suas campanhas .


8) TOFU atrai mais usuários para retargeting

Outro benefício do topo do marketing de funil é a criação de um pool de retargeting maior. Portanto, mesmo que a maioria dessas pessoas não converta logo após o primeiro ponto de contato, você pode segmentá-las posteriormente por meio de campanhas publicitárias no Facebook , Google, etc.


Dependendo de como esses clientes em potencial interagem com sua empresa, você pode alcançá-los nas fases posteriores do funil, incentivando-os a voltar e se tornarem clientes.


9) TOFU ajuda a preencher sua lista de remarketing de e-mail

Ao capturar as informações de contato dos visitantes por meio de campanhas TOFU, você abre uma nova oportunidade para nutrir clientes em potencial com remarketing de e-mail.

Conforme mencionado, a maioria das pessoas que descobrem seu website por meio do marketing de funil não está pronta para fazer negócios com você imediatamente. No entanto, você ainda pode extrair valor coletando e-mails para remarketing posterior.

Ter formulários de captura de e-mail e pop-ups é uma excelente oportunidade para aumentar sua lista de e-mail .


Por meio do marketing TOFU, você pode atrair pessoas a um custo baixo e contatá-las novamente - gratuitamente.


Como atrair novos clientes em potencial para seu funil

Nem todos do estágio TOFU acabarão como clientes pagantes. Muitas pessoas sairão do funil durante o processo. É essencial atrair um grande número de usuários para o topo do funil, a um custo baixo.


Os nove métodos a seguir são as estratégias de marketing digital mais eficazes para alcançar novos públicos e direcionar o tráfego frio para seu funil em grande escala.

Use SEO e marketing de conteúdo para direcionar o tráfego do funil

SEO e marketing de conteúdo são algumas das maneiras mais eficazes de aumentar a conscientização e direcionar o tráfego frio para seu site. O conteúdo do topo do funil serve para atrair clientes em potencial porque ajuda a capturar usuários que estão na fase de pesquisa e coleta de informações.


As pessoas usam sites de mecanismo de pesquisa para encontrar respostas a perguntas ou soluções específicas para os problemas que enfrentam.


O principal objetivo do conteúdo TOFU é educar os usuários, e é por isso que esses visitantes são geralmente chamados de alunos.


Existem 5 níveis principais de conscientização do cliente:

  • Inconsciente

  • Ciente do problema

  • Consciente de solução

  • Sua solução ciente

  • Mais ciente

Os usuários no topo do funil normalmente se enquadram nas categorias desatentos, cientes do problema e cientes da solução.


Combine o conteúdo do seu site com a intenção de pesquisa dos clientes em potencial e forneça conteúdo valioso e informativo que demonstrará a solução e a conectará a um produto / serviço. Com uma ótima postagem no blog, você pode inspirar os visitantes a aprender mais e aumentar seu nível de conhecimento.


E se o blog do seu site se tornar um recurso útil, os clientes em potencial continuarão voltando ao seu site sempre que tiverem uma dúvida relacionada.

Você deseja atrair os alunos, e a melhor maneira de fazer isso é ter conteúdo útil, divertido e agradável à vista, além de fornecer uma experiência de usuário suave e ágil .


Mas você também precisa garantir que as pessoas que procuram uma solução possam descobrir e encontrar seu conteúdo.


A maneira mais eficaz de direcionar o tráfego frio direcionado para o seu blog é classificando-se na primeira página dos resultados de pesquisa do Google. É aí que o SEO entra em cena .


Mesmo que seu conteúdo seja incrível, educacional e útil, muitas pessoas não irão encontrá-lo a menos que esteja no topo da página do Google SERP. Ele continuará sendo o "segredo mais bem guardado".


Certifique-se de que seu conteúdo seja otimizado para os mecanismos de pesquisa, ou então você ficará perdido.


Realize a otimização On-Page para ajudar o Google a entender seu conteúdo e combiná-lo com consultas de pesquisa relevantes. Conteúdo de qualidade combinado com um bom SEO ajudará a classificar seu site no topo da página e até mesmo nos Snippets em destaque.


Com que frequência você se encontra na terceira página de resultados de pesquisa? Isso mesmo. Quase nunca.

O SEO tornará seus artigos mais fáceis de encontrar e mais visíveis para os usuários. Isso o ajudará a classificar os tópicos específicos que os clientes em potencial pesquisam e a direcionar novos visitantes para o seu site.

SEO oferece um dos maiores ROIs em marketing digital devido ao seu custo relativamente baixo e benefícios de longo prazo. Assim que seu conteúdo começar a ser classificado , você poderá direcionar uma tonelada de tráfego orgânico por um longo tempo sem nenhum custo.

Alcance e inspire públicos frios com anúncios do Facebook

A publicidade no Facebook tem um foco principal: atrair novos públicos para o seu site. Com o Facebook e o Instagram, você pode atingir um grande público de clientes em potencial que pode inspirar rapidamente a uma compra com conteúdo visual.


Essas pessoas provavelmente não estão familiarizadas com sua marca. Eles não têm ideia de quem você é ou o que você faz, eles não confiam em você e podem não estar interessados ​​no que você oferece (ainda).


É por isso que seus anúncios TOFU no Facebook precisam despertar o interesse do usuário e impedi-los de rolar para longe.


O que você quer fazer com os anúncios do Facebook e Instagram é aquecer o público frio e transformar essas pessoas em clientes potenciais, aumentando a conscientização e educando-os sobre sua proposta de valor exclusiva.


Usar anúncios no Facebook é uma maneira perfeita de apresentar sua marca a um público totalmente novo, destacando seus interesses, necessidades e problemas e demonstrando como você pode resolver tudo isso.

Concentre-se em mostrar os benefícios exclusivos que seu produto ou serviço oferece e inspirar as pessoas a visitarem seu site.

Os anúncios do Facebook também são perfeitos para o marketing de funil, porque você tem opções de segmentação incomparáveis ​​que podem ajudá-lo a alcançar o público certo.

Se você está tentando alcançar usuários completamente novos, você deve usar os três tipos de público do Facebook a seguir:

  • Públicos-alvo com base em dados demográficos

  • Públicos com base em interesses

  • Públicos semelhantes

O Facebook permite que você segmente usuários com base em seus dados demográficos, localização, interesses, comportamento, etc. Por exemplo, você pode segmentar homens entre 35 e 50 que vivem no Brasil interessados ​​em vendas.


Ao construir seu público de prospecção, use todas as informações que você tem sobre seu cliente ideal.


No entanto, lembre-se de começar com uma segmentação moderadamente ampla porque você deseja alcançar o maior número possível de pessoas e deixar o algoritmo do Facebook fazer sua mágica.

Por outro lado, o público semelhante tem como alvo pessoas semelhantes aos visitantes ou compradores anteriores do seu site.


O Facebook pode encontrar usuários semelhantes aos seus antigos compradores se você carregar os dados do cliente que você tinha antes. Essa técnica é atraente, pois pode ajudá-lo a alcançar novos clientes em potencial que são mais propensos a se converterem.


Outra maneira de criar um público semelhante é usar as informações que você tem sobre o valor da vida útil (LTV ou CLV).

No estágio TOFU do funil, é essencial focar no criativo e na cópia certos do anúncio.

Públicos frios não estão familiarizados com sua marca, e você deseja usar formatos de anúncio do Facebook que parem de rolar e atraiam a atenção, algo que fará as pessoas pararem o que estão fazendo e prestarem atenção ao que você tem a dizer.


Os anúncios em vídeo são um formato excelente para o topo do funil no Facebook porque você pode mostrar e dizer muito mais do que apenas com uma imagem.

Os vídeos prendem a atenção do público por mais tempo e oferecem uma chance melhor de ser lembrado, fazendo com que reconheçam sua marca na próxima vez que a virem.


Os vídeos permitem que você destaque os benefícios que seu produto / serviço oferece e apresente sua marca para públicos frios. Você pode deixar uma primeira impressão sólida concentrando seus anúncios em vídeo em sua proposta de valor exclusiva.


Se você ainda não está convencido da superioridade dos anúncios em vídeo do Facebook, deixe-nos revelar mais um benefício que eles oferecem: você pode redirecionar uma audiência com base em quanto de um vídeo eles assistiram.

Os anúncios do Facebook oferecem uma oportunidade única de criar um público personalizado com base em pessoas que assistiram a uma parte específica do seu anúncio em vídeo (3 segundos, 25%, 50%, etc.).


Campanhas baseadas em vídeo ajudam você a atingir um público amplo, reduzir seus custos de aquisição de clientes (CAC) e, o mais importante, permitem que você incorpore sua marca na mente dos usuários.


Anúncios gráficos e de carrossel também funcionam bem na fase de Conscientização, se você não tiver vídeos. No entanto, com imagens e carrosséis, você não poderá criar novos Públicos-alvo personalizados com base em usuários engajados com eles.


Certifique-se de usar o texto do anúncio adequado e relevante e o CTA apropriado para o público frio.

Gere tráfego frio com as campanhas de prospecção da Rede de Display do Google Ads

O objetivo das campanhas da Rede de Display do Google Ads é expor sua marca a públicos totalmente novos que não estão familiarizados com sua empresa e aumentar o conhecimento sobre sua marca.


A melhor coisa sobre os anúncios gráficos do Google é que eles podem ser exibidos em qualquer lugar na internet, ajudando você a alcançar o público certo no momento certo.


Qualquer canal que faça parte da Rede de Display do Google é um local em potencial para promover sua marca e aumentar o conhecimento.


A Rede de Display do Google (GDN) é um grupo de mais de dois milhões de websites, bem como Gmail, vídeos do YouTube e aplicativos. De acordo com o Google, você pode alcançar mais de 90% dos usuários da Internet em todo o mundo com anúncios gráficos.


Com a segmentação da Rede de Display do Google, você pode definir um local ou hora em que deseja que seu anúncio seja exibido com base nos recursos de seu público-alvo ideal.


Com os anúncios gráficos, você pode segmentar pessoas com base em:

  • Públicos - quem você segmenta

  • Canais - onde os anúncios são exibidos

  • Palavras-chave - interesses com base no que os usuários pesquisam ativamente

  • Tópicos - Os tópicos do site / vídeos

A segmentação por interesse (público-alvo) permite que seu anúncio seja mostrado a pessoas interessadas nos produtos ou serviços que você oferece ou aquelas envolvidas em atividades associadas ao seu negócio.

A segmentação por público-alvo pode ser dividida em três categorias:

  • Públicos-alvo de afinidade - inclui oitenta grupos diferentes com base em interesses ou hobbies, como "fãs de produtos de beleza", "jogadores" ou "entusiastas de carros". Simplificando, você pode segmentar as pessoas com base no que elas geralmente gostam.

  • Públicos-alvo no mercado - ajuda a identificar clientes que estão ativamente procurando produtos ou serviços semelhantes aos seus. Podem ser clientes que adicionaram produtos de maquiagem ao carrinho de compras ou que visitaram sites relacionados a produtos para cabelo.

  • Públicos - alvo com intenção personalizada - este é o método mais eficaz que permite o controle para restringir ainda mais sua segmentação, criando sua própria combinação de atributos de público-alvo usando palavras-chave. Se você estiver exibindo anúncios para sua loja de produtos de beleza on-line, poderá usar palavras-chave como “rotina para a pele”, “pontas de cabelo saudáveis” ou “pele brilhante”. Seus anúncios serão exibidos para pessoas que usaram recentemente essas palavras-chave. Também é possível adicionar URLs específicos que seu público-alvo pode visitar, por exemplo, beautyworld.com ou skinandhairproducts.com e segmentar pessoas que visitaram esses sites recentemente.


Se você está vendendo itens de que todos precisam, você também pode optar por uma segmentação demográfica ampla para alcançar clientes em potencial apenas com base em sua localização, idade e sexo.


A segmentação por canais e tópicos é outra maneira excelente de alcançar seus clientes ideais em sites ou conteúdos específicos.


Selecione os tópicos e deixe o Google Ads analisar o conteúdo da web e exibir anúncios com base nos tópicos escolhidos.


A segmentação por canal oferece a opção de designar sites, vídeos ou aplicativos que seus clientes costumam visitar. Com esse tipo de segmentação, o Google só exibirá seus anúncios nos canais selecionados.


Um canal pode ser um site inteiro, um canal ou vídeo do YouTube, um aplicativo ou categoria de aplicativo específica ou um subconjunto de um site.


Uma alternativa sólida são as campanhas inteligentes da Rede de Display. Eles permitem que você exiba anúncios em uma ampla variedade de formatos e alcance uma variedade de públicos-alvo em toda a Rede de Display do Google, sem ter que configurar a segmentação.


Por outro lado, você tem muito pouco controle sobre esse tipo de segmentação.


Aproveite o marketing de vídeo do YouTube para capturar o público-alvo do funil

Os vídeos do YouTube são uma ótima maneira de aumentar a conscientização, fornecendo contexto e recursos visuais de uma forma que os anúncios gráficos ou de texto não conseguem. Eles funcionam especialmente bem como um ponto de contato inicial para apresentar sua empresa a novos públicos não familiarizados com sua marca.


Conforme estabelecemos, o objetivo principal do marketing na fase TOFU do funil é atrair a atenção dos usuários e torná-los viciados em seu conteúdo, de modo que eles se levem para o próximo estágio do funil de vendas.


Crie vídeos que eduquem os usuários e forneçam conteúdo envolvente. Isso significa que menos pessoas pularão e mais pessoas serão inspiradas a realmente visitar seu site e verificar o que você tem a oferecer.


A melhor maneira de fazer isso é criar conteúdo TOFU no YouTube que atraia novos públicos, desenvolva o conhecimento da marca, dê às pessoas um motivo válido para visitar seu site e gere clientes potenciais que irão fluir pelo funil de vendas para o próximo estágio (MOFU).


No entanto, semelhante a seus outros esforços de marketing de conteúdo, você precisa garantir que clientes em potencial possam descobrir seus vídeos. Isso significa que você precisa realizar um SEO de vídeo do YouTube .


Os anúncios em vídeo do YouTube são outra forma de aumentar o conhecimento e preencher seu funil superior com novos clientes em potencial.


Você pode configurar anúncios em vídeo in-stream puláveis ​​e não puláveis, que podem ser reproduzidos antes (anúncio precedente), durante (anúncio intermediário) ou depois (anúncio final) da reprodução de vídeos regulares do YouTube.

A segmentação é semelhante à dos anúncios gráficos do Google, então você pode alcançar usuários com base em:

  • Demografia

  • Interesses (incluindo afinidade, no mercado e intenção personalizada)

  • Canais (vídeos e canais específicos do YouTube)

  • Palavras-chave

  • Tópicos

Com o número de pessoas assistindo a vídeos do YouTube diariamente, usar essas campanhas para o topo do marketing de funil ajudará você a alcançar públicos frios e aumentar a conscientização em grande escala.


Use anúncios do LinkedIn para prospectar clientes B2B

Os anúncios do LinkedIn são uma estratégia perfeita para prospectar clientes B2B. Uma vez que esta plataforma se concentra na construção de conexões de negócios, é o lugar certo para apresentar sua marca, aumentar a conscientização e alcançar os principais interessados ​​e tomadores de decisão.


A prospecção de anúncios do LinkedIn funciona de forma semelhante à prospecção de anúncios do Facebook, mas em vez de direcionar os usuários com base em seus interesses, o LinkedIn permite que você direcione as pessoas com base na empresa para a qual trabalham, sua posição na empresa ou seu nível de antiguidade.


No estágio TOFU, onde sua prioridade é expandir seu alcance para capturar públicos frios, os melhores públicos do LinkedIn para usar são:

  1. Lista de empresas (lista de contas) - você também pode segmentar empresas específicas fazendo upload de uma lista de nomes de empresas, chamada lista de contas. Divida sua segmentação com os dados demográficos da empresa para exibir anúncios apenas para, por exemplo, gerentes e superiores.

  2. A prospecção ampla com base nos atributos do público, ou segmentação nativa do LinkedIn, permite que você direcione os atributos do público, como cargo, setor ou habilidades. Esta é uma ótima técnica para atingir um público completamente novo e frio. Combinações de camadas, como função de trabalho + antiguidade, habilidades + antiguidade ou grupos + antiguidade, valem a pena explorar.

  3. Públicos semelhantes - Se você já tem um alto volume de tráfego e conversão, pode usar os públicos semelhantes do LinkedIn. O LinkedIn tentará encontrar usuários semelhantes aos seus visitantes ou clientes anteriores.

Uma das estratégias mais eficazes para atrair públicos frios como esse é com um anúncio em vídeo, que deve se concentrar apenas em um problema comum que seu público B2B enfrenta.

No entanto, tome cuidado para não forçar sua solução de forma muito agressiva. Em vez disso, ofereça recursos úteis que ajudam a superar seus desafios de negócios.

As ofertas de anúncios do LinkedIn mais eficazes no estágio de Conscientização da jornada dos compradores são:

  • Guias

  • Lista de controle

  • Folhas de cola

  • Relatórios

  • Estatísticas da indústria

  • Infográficos

  • E-books

Eduque os usuários sobre os benefícios e valores que sua solução traz e promova ofertas de baixo comprometimento e baixa pressão.

Você deseja direcioná-los para o seu site, não para longe dele. Certifique-se de que sua página de destino seja informativa e útil, oferecendo soluções para os problemas do seu cliente potencial.

Foco no marketing de mídia social para alcançar novos públicos

O marketing orgânico de mídia social pode fazer maravilhas pelo seu TOFU. Use seus perfis de mídia social no Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, etc., para promover seu conteúdo e construir páginas para que você possa atrair mais pessoas para o seu site.


Foco no marketing de mídia social para alcançar novos públicos

O marketing orgânico de mídia social pode fazer maravilhas pelo seu TOFU. Use seus perfis de mídia social no Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, etc., para promover seu conteúdo e construir páginas para que você possa atrair mais pessoas para o seu site.


Concentre-se nos canais que seus clientes em potencial estão usando mais.

Postar regularmente em suas plataformas de mídia social pode ajudá-lo a alcançar novos clientes em potencial e atrair novas pessoas para seu funil de vendas.

Publique conteúdo relevante, desenvolva um estilo e uma voz que você manterá e não se esqueça de envolver seu público.

Com ferramentas de postagem em mídia social como o AI Kontent , você pode agendar e publicar postagens em mídia social automaticamente.

Você quer deixar uma excelente primeira impressão. Depois de conseguir criar uma forte base de seguidores nas redes sociais, você pode direcionar gradualmente esses usuários para o seu site e ir mais fundo nos estágios do funil inferior.

Plataformas alternativas de publicidade podem complementar seu marketing TOFU

Plataformas alternativas de publicidade online , como Microsoft Ads, Quora Ads, Pinterest Ads e Twitter Ads, são outro método excelente para alcançar públicos adicionais com marketing de funil. Cada uma dessas plataformas é bastante popular e tem centenas de milhões de usuários ativos para atingir.

A concorrência nessas plataformas é relativamente baixa e a publicidade nelas pode ser bastante barata.

Algumas das melhores plataformas alternativas de publicidade para usar na fase de Conscientização são o Pinterest e o Quora.


Os anúncios Quora podem fazer muito pelo reconhecimento da sua marca e geração de leads. As pessoas no Quora pedem dicas, conduzem pesquisas e tentam encontrar soluções para seus problemas. Em outras palavras, eles são altamente engajados, abertos a novas ideias e descobrindo novos produtos - exatamente o que você precisa para o seu marketing de funil de topo.


Você também tem algumas opções de segmentação poderosas que permitem alcançar novos públicos com base em:

  • Questões

  • Tópicos

  • Palavras-chave

Por outro lado, o Pinterest pode servir muito bem para marcas de e-commerce que desejam apresentar seus produtos com conteúdo visual.


Use o marketing de influenciador para construir confiança com públicos frios

Você pode alavancar o público de outras pessoas para atrair usuários para seu funil de vendas. O marketing de influenciadores é altamente eficaz porque funciona como uma recomendação pessoal.

A parte superior do funil é uma introdução entre sua marca e um consumidor. Conscientizar a marca deve ser seu objetivo principal, e os influenciadores são as pessoas que podem ajudá-lo a atingir novos públicos com mensagens eficazes.


As pessoas confiam nesses influenciadores, eles estão tentando imitá-los e, se sugerirem o uso de seus produtos ou serviços, as pessoas virão correndo para ver o que você tem a oferecer.


Para obter melhores resultados, você precisa doar algo de valor. Experimente brindes, concursos ou amostras de produtos, pois isso ajudará a construir a confiança e direcionar esses usuários de volta ao seu site.


Para novas marcas, é melhor começar a trabalhar com micro influenciadores, pois eles podem ter uma conexão mais próxima com clientes em potencial e podem ajudá-lo a obter o máximo ROI.


Aproveite os anúncios nativos para promover o conteúdo do seu site

Os anúncios nativos podem ser uma opção eficaz para direcionar o tráfego do topo do funil para seu site. Eles trabalham promovendo seu conteúdo em sites populares, ajudando você a atrair mais pessoas e amplificar seu conteúdo para alcançar clientes em potencial em editores premium (blogs, agências de notícias, etc.).


Anúncios nativos são promoções pagas criadas para se misturar ao conteúdo existente em sites externos.


Existem muitos tipos de anúncios nativos, por exemplo, In-Feed, Pesquisa Paga, Widgets de Recomendação, Listagens Promovidas, In-Ad com Elementos Nativos, Personalizado, etc.


Eles são menos intrusivos do que os anúncios tradicionais e não interrompem sua experiência online.


Conclusão

O marketing de topo do funil é essencial para o reconhecimento da sua marca e para o seu negócio. Sem atrair um público frio, seria difícil e caro adquirir novos clientes.


É importante atrair o maior número possível de pessoas para o funil superior, para que você possa aquecer gradualmente esses clientes em potencial e convertê-los em leads e vendas.


Certifique-se de apresentar sua marca a novos clientes em potencial, demonstrar o que você pode fazer e quais benefícios exclusivos seu produto ou serviço tem a oferecer.


Neste artigo, discutimos as estratégias mais poderosas que você pode usar para atrair novos públicos que, com sorte, se tornarão seus clientes. Lembre-se de produzir conteúdo útil e valioso, anúncios atraentes e de parar a rolagem, e não tente vender imediatamente. Ninguém quer comprar nada de um estranho!


Se você precisar de ajuda para direcionar o tráfego do topo do funil em sua direção, certifique-se de entrar em contato e aprender como podemos ajudar a converter esses estranhos em clientes felizes.


E se você tiver alguma dúvida, escreva para nós abaixo.


40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo