• Henrique Brito Moura

Como aumentar o engajamento, seguidores e clientes no Instagram

Atualmente, o Instagram é uma das redes sociais com mais usuários ativos do mundo. É difícil encontrar alguma pessoa que não possui um perfil na rede social! Além de milhões de usuários, a plataforma possui diversas ferramentas de interação, engajamento e comunicação. De acordo com a SocialBakers, o Instagram teve 20 vezes mais interações e engajamento do que o Facebook, em 2019.


A seguir, descubra como interagir e obter sucesso no perfil do seu negócio.

Dica especial Ev8 ao final da matéria!


Como aumentar os seguidores no Instagram

Antes de elaborar as estratégias de conquista de seguidores é necessário "arrumar a casa". Em outras palavras, deixar o seu perfil completo e apresentável. Informações como site, contato, endereço e botões de ação são importantes para facilitar a jornada do visitante.


Imagine-se em uma situação: Você interessado no seu próprio produto ou serviço!

Através do seu perfil, é possível acessar as informações de compra? É possível sanar as principais objeções? Seu perfil passa confiança?


Um dos principais objetivos de todo perfil é conquistar novos seguidores e ampliar o alcance do seu perfil. Para isso, é necessário transformar o seu perfil em uma "casa interessante". Ou seja, produzir conteúdos relevantes para o seu público, trazer informações úteis e de valor para os seus seguidores.


Milhares de contas são criadas diariamente na plataforma. Portanto, para destacar-se, precisará construir um editorial estratégico, elaborar conteúdos que as pessoas realmente queiram ver.


Utilize hashtags

A rede social disponibiliza o uso de hashtags (#) nas publicações. Essa ferramenta proporciona maior visibilidade se utilizada da maneira correta. Portanto, para usar hashtags, ou, "jogo da velha", da maneira correta, é necessário descobrir quais são as palavras-chave relacionada ao seu post, ao seu conteúdo e ao seu produto ou serviço.


As palavras com hashtags favorecem o alcance da postagem e do perfil. Isso porque quando alguém clica em alguma hashtag, consegue ver diversos posts que também fazem o uso dela. Ou seja, uma outra janela de visualização especifica do assunto.


Imagine que você possua um restaurante especializado em frutos do mar. Para fazer com que a suas publicações sejam encontradas por mais pessoas , faça o uso de hashtags como: #Receita #Salmão #Grelhados #Camarão #Culinária e por ai vai.


Outra estratégia por trás das hashtags é a procura por tags que estão relacionadas ao seu perfil. É possível encontrar termos relacionados ao que você procurou, visualizar as principais publicações e as mais recentes.


Portanto, siga as hashtags ligadas ao seu negócio e realize pesquisa para encontrar as principais tags procuradas e utilizadas por outras pessoas. A quantidade de postagem da tag é proporcional ao volume de visitas e pesquisa.


Outro ponto chave é a interação com as pessoas que usam as tags. Procure conectar com essas pessoas através das mensagens no direct e faça um convite para visitar o seu perfil.


Essa é uma boa tática para aumentar os seguidores no Instagram. Dessa forma, utilize mensagens direcionadas e evite mensagens prontas.


Interação com os seus seguidores

Quer conquistar seus seguidores? Eles gostam de atenção!

Comentários, mensagens, compartilhamentos, dúvidas são meios para conseguir e construir uma boa conexão com seus seguidores.


Perguntas direcionadas ao público-alvo ou em forma de comentário direcionado são excelentes formas de aumentar o engajamento. Dessa forma, as pessoas se sentem mais interessadas e confortáveis em comentar e interagir com suas publicações.


Outro detalhe importante é a resposta rápida. Responda os comentários e as mensagens nos primeiros minutos do envio. Essa técnica permite que você não deixe os seguidores esperando pela resposta e faz com que o algoritmo da rede social associe a sua postagem a um conteúdo relevante, aumentando o alcance da publicação e do perfil.


Horários de Postagem

Os horários de postagem variam de perfil para perfil. Para descobrir qual o melhor horário para postar é necessário acessar os detalhes da perfil e das postagens. O alcance e o engajamento estão, diretamente, ligados ao nicho de atuação do seu negócio.


Alguns perfis são mais acompanhados em horários comercial. Já outros possuem seus seguidores mais antenados no período da manhã. Faça a análise e veja quais os melhores horários que o seu perfil identificou.


Acesse o perfil e visualize os detalhes através do botão "Insights"



Leve a sua audiência para o Instagram

Se você tem uma boa quantidade de seguidores no Facebook, ou uma lista de contatos grande, ou boa clientela na sua loja física, que tal direcionar a sua audiência para o Instagram?


A rede social esta se tornando um dos principais meios de comunicação dos negócios. A chance dos seus clientes atuais ser impactado pelo seu perfil é grande e, o melhor de tudo, despertará a atenção dele para comprar novamente.


Convite os contatos atuais pra visitar e seguir o seu perfil na rede social. É através de lá que a sua imagem é compartilhada.


Portanto, antes de tudo, mantenha o seu perfil atualizado e publique conteúdo regularmente.


Diga não a: comprar seguidores e publicações em excesso

A melhor forma de aumentar os seguidores no Instagram é publicando, interagindo e engajando de forma natural. Atualmente, algumas pessoas pesquisam aplicativos para aumentar a base de seguidores. Não faça isso!


Seguidores "comprados" não interagem com o perfil, não engajam e prejudicam o perfil e o algoritmo.


É melhor ter um número menor de seguidores, reais, que realmente engajam com seu perfil, do que milhares de seguidores que não existem ou são perfis inativos. Construa um perfil de qualidade e você terá uma audiência de qualidade.


Outro ponto interessante é o das publicações em excesso. Postagens em excesso e sem conteúdo interessante, perdem o valor e recebem menos interação, menos alcance e menos engajamento.


Utilize, novamente, o Instagram Insights para descobrir os melhores dias e horários de postagem.


Conta comercial no Instagram

Uma conta comercial permite a análise dos insights. É através é possível direcionar o seu perfil pessoal, para um perfil comercial, com as informações necessárias do seu negócio e visualização do público e do alcance. A conta comercial também permite o uso do famoso Instagram Shopping.


Para criar a conta comercial no Instagram é fácil, basta seguir os passos abaixo:


- Acesse as configurações do perfil;

- Clique em "conta";

- Selecione a opção: "mudar para conta comercial"

- Preencha as informações necessárias


A conexão com a página do Facebook é fundamental para ampliar os canais de comunicação. Uma vez sincronizadas, é possível postar os mesmos conteúdos, simultaneamente, nas duas plataformas.


Durante o preenchimento das informações, adicione detalhes importantes como a categoria do seu perfil e informações de contato. Esse tipo de configuração é uma boa forma de se apresentar para o seu público-alvo e disponibilizar dados importantes para a confiança dos clientes. Além de ampliar, ainda mais, os canais de comunicação.


Recursos do Instagram

O Instagram possui uma serie de recursos de interação, alcance e visualização. O principal objetivo dos recursos é criar e aproximar a conexão entre os perfis.


Stories

Nos últimos anos, o Instagram travou uma batalha de alcance com o Snapchat, que foi um dos primeiros a utilizar a ferramenta de visualização rápida, Snap.


Para competir, o Instagram criou os Stories, que ajuda a levar de forma rápida, mensagens, mídias e interação até a sua audiência. O objetivo dessa função é contar pequenas histórias, criar interação e registrar momentos, por meio de fotos ou vídeos de curta duração.


Nos stories é possível utilizar uma série de efeitos e ferramentas que ajudam a deixar suas histórias ainda mais envolventes.


Enquete no Stories

Um dos principais recursos dos stories, as enquetes, permitem coletar opiniões, criar interatividade e aproximar o seu perfil da audiência. Com ele é possível obter informações estratégicas e importantes para o seu negócio.


Faça o teste!

Crie uma publicação de texto, imagem ou vídeo nos Stories e inclua uma enquete interessante.


É possível visualizar os resultados logo nos primeiros minutos. O melhor de tudo: é possível ver quais pessoas votaram e o que elas escolheram.


Caixa de perguntas

A caixa de perguntas é outro recursos que permite a coleta de informações, dessa vez, em forma de texto. Ou seja, uma caixa interativa em que as pessoas podem escrever algo relacionado a alguma pergunta dos stories ou qualquer outro assunto. As respostas são diversas!


É um recurso um pouco mais delicado no aspecto de interatividade, pois é possível responder as interações em outros stories, de modo anônimo ou compartilhado.


Questões com alternativas

Outra recurso, dentro dos stories, é a criação de perguntas com alternativas de múltipla escolha. Nessa caixa, os usuários podem tentar responder as perguntas escolhendo uma das alternativas. Mais uma ferramenta de interação e aproximação do público.


Fundo musical

Musica? Todo mundo gosta de uma boa música!

Anexar uma musica ao fundo dos stories é outro recurso do Instagram. Utilize a criatividade, pesquise as musicas do momento e contextualize-as com os seus stories e o seu negócio.


Close Friends do Instagram

Também conhecido como "melhores amigos", o close friends é um canal exclusivo para pessoas selecionadas. Com ele é possível criar listas exclusivas para ter acesso restrito a alguns conteúdos dos seus stories. Ou seja, pessoas privilegiadas com acesso a um conteúdo especial.


Como usuário comum, é possível publicar conteúdos especiais para pessoas próximas, selecionadas. Trazendo o close friends para o seu negócio, existem diversas possibilidades, como por exemplo: criar uma lista selecionada de clientes especiais, para terem acesso a um conteúdo especial sobre o seu negócio.

Essa é uma forma de agregar, ainda mais, conteúdos de valor.


Guias do Instagram

Em 2020, o Instagram lançou a aba guias, que permite a curadoria de conteúdo. A nova ferramenta permite que os usuários criem guias, utilizando as próprias ou outras publicações.


As guias são conteúdos parecidos com o formato de blog post, com exemplos mais reais, e imagens relacionadas a um mesmo tema ou conteúdo.


Imagine um perfil turístico, que criou uma guia de pontos turísticos no Rio de Janeiro e anexou imagens próprias e de outros perfis, retratando o mesmo tema.


Lives do Instagram

Nos últimos meses, o Instagram anunciou três novidades para as lives. Para quem já conhecia o recurso, agora é possível criar ainda mais interatividade e alcance e experiências mais proveitosas.


Novidades:

- Aumento na duração das lives, totalizando 4 horas contínuas;

- Possibilidade de salvar as lives até 30 dias depois;

- Notificações sobre a live no "explorar" e no app do IGTV.


Fazer uma live é sinônimo de conectar "ao vivo" com a sua audiência. A maioria delas são programadas e com aviso prévio. Com isso, é possível criar salas com ainda mais pessoas e sobre temas específicos, com convidados e com perguntas e respostas.


Outra atualização recente do Instagram permitiu a criação de lives com até 3 convidados. Podem ser chamadas de "salas ao vivo" e permitem a conexão de 4 pessoas, ao vivo, e anunciadas para os seguidores dos 4 perfis.


Análise de métricas

O Instagram anunciou, em maio de 2021, algumas mudanças significativas para os perfis comerciais e os criadores de conteúdo.


Os insights, citados anteriormente, são informações de desempenho e público disponibilizadas aos donos dos perfis. Essas métricas ainda não estavam disponíveis para para os Reels e para as Lives.


Depois da mudança, os dados desses recursos já podem ser analisados e otimizados, principalmente porque os recursos conseguem ter um alcance maior.


Dica especial

Evite ofertas diretas! Usuários são repelidos com muitas propagandas e preços nas publicações, podendo reduzir até a quantidade e o engajamento dos seguidores.

Utilize conteúdos interativos e interessantes, contendo o produto mas fazendo com que o público conheça os benefícios e não as ofertas.


Vale destacar também que a atração do público gera o interesse. Portanto, direcione o foco para atração, com conteúdos relevantes e interessantes para a sua audiência



Conclusão

O Instagram é uma excelente plataforma para aumentar o alcance, o engajamento e as vendas do seu negócio. São diversos recursos que, combinados e executados com boas estratégias, geram, excelentes, resultados orgânicos.


Aproveite a gratuidade da plataforma e siga as dicas para construir um perfil profissional para o seu negócio.


Qualquer dúvida, estamos disponíveis!








64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo