• Henrique Brito Moura

Leads

Dentro do mundo do marketing digital existem diversas métricas, conceitos e táticas que combinadas da maneira correta geram o resultado esperado.

Podemos dizer que a geração de leads é um dos objetivos mais importantes, afinal os leads são potenciais consumidores do seu produto ou serviço que por algum motivo não entraram em contato ou precisam de uma informação a mais para adquirir a oferta. Contatos de possíveis consumidores que deixaram alguma informação, interesse e outros rastros que facilitam a comunicação e direcionamento de anúncios. Os leads podem surgir de diversas partes, desde a comunicação verbal até o preenchimento de um formulário ou mensagem enviada.

Os leads mais comuns são aqueles que demonstraram interesse no seu produto ou serviço, por exemplo, adicionaram seu produto ao carrinho mas não concluíram a compra, preencheram algum formulário de orçamento e não prosseguiram. Por isso é importante gerencia-los da melhor maneira possível.


Gerenciamento de Leads

Existem diversos níveis de leads que são destacados pela ação que o usuário executa no seu site e/ou nas suas plataformas. Atualmente o Lead Scoring e o método mais utilizado para determinar qual a "qualidade" do seu lead e assim descobrir em qual nível ele está no seu funil de vendas.

Identificando a etapa do funil fica fácil de conduzi-lo ate a conversão do produto final, enviando anúncios, e-mail marketing, ofertas exclusivas, entre outras técnicas.

Quanto mais qualificado for o lead gerado, mais curto sera o processo de conversão dele.


Nutrição de leads

Uma das etapas mais importantes no processo de gerenciamento. A nutrição é caracterizada pela condução do visitante através das etapas do funil de vendas traçado. Ou seja, o usuário percorre todo o caminho ate a venda/conversão.


Abaixo estão algumas estrategias para nutrição e qualificação dos leads:

  • Marketing de Conteúdo: postagens em um blog da empresa e e-mail marketing. Com ótimo custo-benefício, essa estratégia evidencia o seu produto e educa os clientes sobre seus problemas, bem como sobre o que pode ser feito para solucioná-los;

  • Conteúdos relevantes e interessantes para o consumidor, pois oferecer mensagens demais e que não sejam úteis acaba gerando desconfiança;

  • Redes sociais, criando engajamento com posts que instiguem os usuários a interagir e a tornar a sua marca uma referência no mercado.

A nutrição de leads e um processo de longo prazo. Dessa forma e importante traçar diferentes estrategias para todas as etapas do seu funil.



30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo