• Henrique Brito Moura

SEO (Search Engine Optimization)

Atualizado: 20 de nov. de 2020


Conjunto de técnicas e estrategias que visam melhorar o posicionamento de uma pagina nos primeiros resultados dos mecanismos de busca online, com por exemplo o Google.

Um dos assuntos mais consultados e pautados no mundo digital pois aumenta consideravelmente os visitantes e consequentemente as conversões do seu site ou página.

Estar bem colocado no Google e uma tarefa difícil, são muitas paginas criadas diariamente e todas são meticulosamente avaliadas pela maior plataforma de pesquisa e dados do mundo. Algoritmos que avaliam a qualidade do site, taxa de rejeição, velocidade da página, palavra-chave (keywords), tempo no site e diversas outras variáveis.

O objetivo da avaliação e entregar a melhor opção para o visitante do Google, ou seja, mostrar primeiro a página que foi bem avaliada para a busca, serviço, produto, informação, etc.


HISTÓRIA

Tudo começou em dezembro de 1997 em que o termo SEO foi mencionado pela primeira vez, no livro Net Results, escrito por Bob Heyman, Rick Bruner e Leland Harden.

Larry Page e Sergey Brin utilizaram as pequisas do ano de 1997 e otimizaram a criação da maior plataforma de buscas e dados da atualidade chamada Google. Usaram uma estrutura de links para avaliar a relevância das paginas de acordo com o usuário.

Na época, quanto mais comentários, citações em revistas e artigos de outros autores tiver a pagina, mais relevante ela será para os próximos usuários.

Em 2000 houve o lançamento do a Google Toolbar, que apresentava o ranking dos sites de 0 a 10. Dessa forma, empresas começaram a investir grandes quantias no ambiente digital para uma boa avaliação e um bom posicionamento no ranking de buscas.

Com o tempo, o Google e outras plataformas de buscas aprimoraram sua avaliação e incluíram outras métricas de avaliação, tornando esse processo bem mais exigente.


Siga a Ev8 no Facebook, Instagram e Youtube e fique por dentro sobre SEO e outros assuntos no mundo do marketing digital, branding e negócios.


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo